domingo, 16 de dezembro de 2012

Lição 12: Presente do Verbo Être



Presente do Verbo Être


je suis
jê suí
eu sou, estou

tu es
tu é
tu és, estás


il, on est
i lé
ele é, está, a gente é

nous sommes
nu som
nós somos, estamos

vous êtes
vu zét 
vós sois, estais, o senhor é, está

ils sont
il zõn
eles são, estão

Vocabulário

un oncle
ã nóncl
um tio

une tante
ün tãnt
uma tia

un neveu
ãn nevo
um sobrinho

une nièce
ün niéc
uma sobrinha

ici
icí
aqui

le chapelier
le chapélié
o chapeleiro

le jour, la journée
le jur, la jurnê
o dia

un officier
ü noficiê
um oficial

donc
dónk
portanto

le même
le mém
o mesmo

Jésus-Christ
jêziu Cris
Jesus Cristo

le sauveur
sôvór
o salvador

le chien
le chiãn
o cão

le jardinier
le jãrdinié
o jardineiro

la jardinière
le jãrdiniér
a jardineira

le poison
le puásõn
o veneno

le Poisson
le puásõn
o peixe

le médecin
le mêdéçãn
o médico

chanté
chãntê
cantado

chassé 
chãsê
caçado

contre
côntr
contra

commencé
comece
começado

chez
Che
em casa de, junto de, entre

Exercício de Tradução e Pronúncia

je suis ton frère
jê suí tón frér
eu sou teu irmão

tu es ma soeur
tu é ma sór
tu és minha irmã

il est notre cousin
i lé nótr cusãn
ele é nosso primo

elle est notre cousine 
é lé nótr cusãn
ela é nossa prima

nous sommes frères
nu zóm frér
nós somos irmãos

ton père est mon frère, je suis donc ton oncle, et tu es mon neveu
tón pé ré món frér, jê suí dónc tó nóncl, ê tu é món nevo
teu pai é meu irmão, eu sou portanto teu tio, e tu é meu sobrinho

votre frère est mon eleve
vótr fré ré mó nêlév
seu irmão é meu aluno

Jésus-Christ est notre sauveur
jêziu cris té nótr sôvór
Jesus Cristo é nosso salvador

nous sommes amis
nu zóm zãmi
nós somos amigos

votre soeur est mon amie
vótr só ré mó nãmi
sua irmã é minha amiga

mon frère est soldat
mó fré ré solda
meu irmão é soldado

ces soldats sont prisonniers
ce soldat sõn prizónié
estes soldados são prisioneiros

tu es mon camarade
tu é món camarad
tu é meu camarada

vous êtes ici avec vos amis
vu zét zicí vi zãmi
o senhor está aqui com seus amigos

nous frères sont amis, ils sont dans la même école   
nu frér zõn tãmi, il zõn dõn la mém êcól
nossos irmãos são amigos, eles estão na mesma escola

nos soeurs sont amies, elles sont dans la même école
nó zór zôn tãmi, él zôn dõn la mém êcol
nossas irmãs são amigas, elas estão na mesma escola

tu as acheté ton chapeau chez notre chapelier
tu a zachetêz tón chapô ché nótr chapelié
tu está comprando teu chapéu junto ao nosso chapeleiro

nous avons déjà lu le journal aujourd'hui
nó zavõn dêjá lu le jurnal ôjurduí
nós já lemos o jornal hoje

notre père a déjeuné chez le jardinier
nótr pé ra dêjónê ché le jardinié
nosso pai almoçou na casa do jardineiro

mon ami, j'ai déjà déjeuné aujourd'hui
mó nami, jê dêjá dêjónê ôjurduí
meu amigo, eu já almocei hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário